Notícia: SEO Tools for Excel

Data da Postagem: 5/29/2015 11:37:03 AM - By: Davero Soluções WEB



Por volta de 2 anos, vemos os estrangeiros comentando sobre como utilizar o Excel para que ele auxilie na otimização SEO do seu trabalho, então resolvemos colocar aqui uma matéria para vocês possam entender como ele pode nos ajudar. Vamos começar com uma extensão que habilita novas funções no Excel facilitando o nosso trabalho. Assim já dá pra começar a trabalhar mais rapidamenteDurante o nosso dia a dia temos que encontrar algumas ferramentas que facilitam e otimizem nossos processos de trabalho. Essas ferramentas podem ser acessadas pelo seu navegador e foram disponibilizadas através de empresas ou profissionais da área, as vezes são pagas e outras vezes de graça.

Há meses atrás , assistindo alguns eventos pelas redes sociais, conhecemos uma super ferramenta que agora seria um hiper aliado do nosso Excel, o grande gerenciador de planilhas. Essa ferramenta era o SeoTools for Excel, desenvolvido pelo sueco Niels Bosma. Assim que baixei e executei o SEO-TE, já percebi como ele me ajudaria a ganhar “time” e agilidade com atividades que antes precisavam fazer algumas coisas a mais. Nesta matéria veremos os melhores recursos da ferramenta com alguns exemplos que misturam novidades desenvolvidas por Niels juntamente com o Excel.

Instalação do SEO TOOLS for Excel
Faça o download da ferramenta aqui: http://nielsbosma.se/projects/seotools/. Essa matéria foi criada utilizando a versão 3.3.6. Certifique-se em qual versão o seu Microsoft Office está (32 ou 64 bits), pois temos o SEO TOOLS for EXCEL para cada uma destas versões de Office. Faça o download para seu Computador, faça a descompactação em algum outro local de sua maquina. Temos duas formas para fazê-lo rodar: “Sob Demanda ou Instalação Permanente”.

1. Executando Sob Demanda:
Assim que descompactar os arquivos em uma pasta, vá até ela e abra o SeoTools.xll. Assim que você rodá-lo vai aparecer uma mensagem de segurança:

Clique no botão “Habilitar este suplemento apenas nesta sessão”. Ok! Os novos recursos do SEO Tools já estão liberador e podem ser utilizados.

1. Executando Instalação Permanente:
Aqui veremos a opção de instalação permanente, assim toda vez que rodar o Excel o SeoTools já irá abrir automaticamente. Faça o passo a passo: Clique no Office > Opções do Excel > Suplementos > Gerenciar : Suplementos do Excel > Procurar > selecione o arquivo SeoTools.xll na pasta que você extraiu.Assim toda vez que você executar o Excel, o SeoTools abrirá automático. Isso torna o Excel um pouco mais lento, porém, se você utiliza as funções do SEO TOOLS, é melhor pois economizara tempo ao invés de ficar executando o xll todas vezes em que precisar utilizá-lo.

Recursos:

Na imagem acima estamos mostrando o novo menu que é criado ao executar a ferramenta SeoTools, neste menu você encontrará todos os recursos disponíveis, vamos explorar aqui as que mais auxiliem no nosso dia a dia.

Recurso de OnePage:

=HtmlTitle(URL): Com essa função você pode retirar o TITLE de uma URL
=HtmlMetaDescription(URL): Com essa função retira a meta-description de uma URL
=HtmlCanonical(URL): Extrair o canonical, muito bom para ver se a implementação foi feita de forma correta
=HttpStatus(URL): Conferindo o Status HTTP de uma URL

Recurso de Scarping:

=XPathOnUrl(URL;XPath): Este recurso permite utilizar o XPATH para navegar nos elementos de qualquer página estruturada (HTML`s, XML`s, FEEDS, etc). Pelo XPathOnURL você consegue, retirar todos os links de uma página, ou todos os LI que tenham a class="lista"

Vejam Alguns Exemplos:

=XPathOnUrl("http://www.terra.com.br";"//h1") = > terra.com.br
=XPathOnUrl("http://economia.uol.com.br/";"//div[@class='tabela dolar']//table[2]/tbody/tr/td[2]") = > Veja o valor do dólar que está na página da UOL, basta colar na sua planilha e você ver ver o valor no momento.

Quer Saber mais informações sobre o XPath? Visite os seguintes Link abaixo:

    http://www.w3schools.com/xpath/
    http://www.mestreseo.com.br/seo/importxml-guia-de-uso-e-exemplos-praticos
    https://seogadget.co.uk/playing-around-with-importxml-in-google-spreadsheets/

=RegexpFindOnURL(URL;Regex): A expressão também pode ser usada no Excel pelo SEOTools, assim conseguimos retirar as partes do código, praticamente de qualquer página da Web, e também daquelas páginas pessimamente estruturadas, mas que mostram os dados padronizados.
Fórmulas de Matriz:

=RegexpFindOnURL(URL;Regex): A expressão também pode ser usada no Excel pelo SEOTools, assim conseguimos retirar as partes do código, praticamente de qualquer página da Web, e também daquelas páginas pessimamente estruturadas, mas que mostram os dados padronizados.
Fórmulas de Matriz: